terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Sugestões de Leitura



Não consigo lembrar do que esqueci: as boas noticias das pesquisas de ponta sobre a memoria.
Autora:Sue Halpern. Trad.: Rosamaria Affonso.
Editora:COPYRIGHT: 2008.
Descrição: A autora passou anos na companhia de neurocientistas, farmacologistas, nutricionistas e inventores que pesquisavam genes e moléculas, drogas e alimentos, máquinas, cirurgia protética, comportamentos e terapias destinadas a evitar o Mal de Alzheimer e outras formas de demência, e a manter nossas mentes – e memórias – intactas.
Muitos de nós tivemos um parente ou amigo que sucumbiu à perda de memória; estamos nos tornando mais velhos; ouvimos estatísticas sobre nossas próprias chances de ser vítimas da demência; nos preocupamos com a possibilidade de que cada lapso de memória prognostique a doença. Dessa forma, Halpern queria descobrir o que os especialistas realmente sabiam, no que os cientistas de referência estavam trabalhando, quão perto a ciência estava da cura, do tratamento, do diagnóstico precoce exato, e, naturalmente, se as palavras cruzadas, os sudokus, e as danças de salão que nos orientaram a fazer podiam, de fato, nos manter lúcidos – ou se são algo que devemos fazer antes que o inevitável tome conta de nós.
Belamente escrito, com observações inteligentes e informações de conteúdo profundo, Não Consigo Lembrar do que Esqueci é um livro repleto de informações vitais – e uma sólida dose de esperança.


"Os artistas da memória".
Autor: Jeffrey Moore.
Editora: Record.
Descrição: Noel Burum tem hipermnésia e sinestesia: lembra-se dos mínimos detalhes de qualquer acontecimento e vê as palavras como vibrantes explosões de cores. Mas, apesar de toda habilidade mnemônica, ele é confrontado diariamente com uma realidade irônica: sua mãe tem Alzheimer – doença que lentamente conduz sua memória em direção à areia movediça do esquecimento. Impedidos de levar uma vida normal, mãe e filho tentam dar sentido ao mundo em uma casa repleta de recordações. Um romance hilariante e sensível, que explora com inteligência os meandros da memória e o lado mais terno das relações humanas. Um testemunho sobre o enriquecedor poder da família e da amizade.


"O Bem no Mal de Alzheimer".
Autora: Zulmira Elisa Vono.
Editora: Senac.
Descrição: Alzheimer. Difícil de falar, escrever, ler e, principalmente, conviver. E como nos comportarmos diante de pessoas de nosso núcleo portadoras do mal do século? A degeneração não atinge apenas o paciente, mas também a estrutura grupal onde está inserido. A qualidade da reorganização de vários aspectos da vida cotidiana diante dessa situação dependerá do conhecimento sobre a doença e seus efeitos.




"Blusa listrada com calça florida"
Autora: Bárbara Schnurbush.
Editora: Artmed.
Descrição: A menina Lili e sua avó Naná adoram ler histórias e colorir desenhos juntas. Elas cultivam um jardim e alimentam os pássaros. Um dia a menina percebe que sua avó está se esquecendo das palavras, confundindo o nome dos pássaros e usando roupas que não combinam. Com a ajuda dos pais, Lili consegue entender sobre o mal de Alzheimer e consegue encontrar maneiras de ficar com a avó para fazer as coisas de que gostam.





“Alzheimer, a doença da alma”

Autora: Laura Botelho.
Russell Editores, 2008.
Descrição: Um guia prático, atual e esclarecido sobre a Doença de Alzheimer (DA) para leigos, cuidadores, familiares e profissionais que lidam direta e indiretamente com idosos. De linguagem simples e objetiva, evita o uso de jargões médicos e expressões.


"Face a face com o Mal de Alzheimer"
Autora: Dorotea Cuevas Fracalanza
Editora: Global.
Descrição: Longe de pretender ser um manual didático ou um passo a passo sobre como lidar com pessoas que sofrem do Mal de Alzheimer, este livro é uma narrativa comovente e realista de uma filha diante da doença que gradualmente se apossou de sua mãe. Ao fim da leitura, no entanto, é impossível deixar de perceber o quanto foi possível aprender com a experiência da autora, permanentemente empenhada, como todos aqueles que se veem na mesma situação, em garantir conforto e bem-estar a seu ente querido.